Minha Identidade em Cristo

Compartilhe

INTRODUÇÃO

Ter uma nova identidade em Cristo requer de nós uma vida de atitudes diferentes.

Em Malaquias 3.18 diz: Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

Quem entrega a vida a Cristo e faz a diferença, não continua tendo os mesmos procedimentos de quando não conhecia ao Senhor. Quem faz a diferença não tem mais prazer na impiedade, porque a partir do novo nascimento somos justificados em Cristo. O processo da nova vida com Deus se dá no momento que o pecador reconhece o seu estado pecaminoso e aceita o sacrifício de Cristo no calvário, sendo então, justificado, ou seja, torna-se justo. A morte de nosso Senhor remiu toda a humanidade, mas o sacrifício dEle na cruz só terá efeito na vida daqueles que o aceitarem como Senhor e Salvador pessoal. No momento em que entregamos a vida a Jesus, recebemos o Espírito Santo que nos auxiliará na nossa mudança de comportamento, esse fato, é chamado de regeneração e acontece de dentro para fora. A pessoa regenerada passa a ter uma nova filosofia de vida, o que chamamos de conversão. Conversão nada mais é, que tomar um novo rumo, indo no sentido oposto àquele que estava sendo seguido. Todo esse processo é chamado de Santificação, que é tornar-se santo. Ser santo é, separar-se da prática do pecado. A santificação dura por toda vida, é um processo contínuo e só acabará quando estivermos na Glória com o Senhor.   

Filipenses 2:12,13 –De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;

EU SOU SALVO E TENHO VIDA ETERNA EM CRISTO

O ser humano procura em muitas religiões as repostas para os anseios da sua alma. Porém, as religiões não têm as repostas que ele precisa, estas só são encontradas quando reconhecemos Cristo como aquele que pode nos libertar da escravidão do pecado. Não existe salvação longe de Deus. Em João 14.6 o próprio Senhor nos mostrou onde encontrar as repostas que procuramos: Ele é o Caminho a ser trilhado, a Verdade a ser vivida e a Vida que a nossa alma necessita. Podemos ir a muitos lugares com as mais diversas filosofias, conhecer pessoas que têm um testemunho de vida comovente, mas, somente Cristo pode preencher o vazio no coração do homem.

I João 5:11 – E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

EU SOU UMA NOVA CRIATURA

A partir do momento que entregamos nossa vida ao Senhor, passamos a ter comunhão com Ele. Essa comunhão requer que andemos em novidade de vida, ou seja, teremos uma nova vida agora em Cristo. O novo converso não tem mais prazer na prática do pecado, suas novas atitudes são vividas naturalmente e se tornam um hábito prazeroso e satisfatório e independem se está na presença ou na ausência daqueles do seu convívio, pois, as mudanças em sua vida são perceptíveis. Quem está em Cristo não tem mais satisfação nos prazeres que a carne proporciona, pois o seu prazer, está em agradar Aquele a quem agora pertence. Quem passa a andar em novidade de vida, se torna uma pessoa diferente de quando não conhecia ao Salvador, torna-se uma nova criatura. É como se houvesse um novo nascimento onde as atitudes e desejos do “recém-nascido” são para Aquele ao qual pertence a partir desse novo nascimento. As velhas atitudes do velho homem carregado de pecados ficam no passado e, novas atitudes agora moldadas pelo Senhor Jesus passam a conduzir a vida do novo homem restaurado em Cristo. Uma nova vida, com um novo comportamento, com novas atitudes, levam o novo convertido a ter uma comunhão mais íntima com Aquele que vai direcionar cada um de seus passos, levando-o a se aproximar dia após dia do Seu Criador.   

II Coríntios 5:17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

EU SOU SANTO, E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS

A partir do momento que entregamos nossa vida nas mãos do Senhor Jesus, não nos pertencemos mais. Passamos as rédeas que nos direcionam a Ele e por Ele somos guiados. Quando assim procedemos, estamos dando pleno controle de nossas ações ao Senhor, é Ele quem vai nos conduzir na nossa nova caminhada. Isso não quer dizer que não teremos mais domínio das nossas atitudes, mas, que quando as tomarmos teremos o cuidado de consultar ao Senhor quanto a realização de cada uma delas. Nos tornamos propriedade dEle. Sendo assim, não teremos mais prazer em atender aos desejos carnais, pois, o seu Espírito nos alerta sobre quais atitudes devemos tomar em quaisquer circunstâncias de nossa vida. Quando compreendemos que fomos eleitos pelo Senhor, passamos a valorizar a sua Soberana Vontade e nos alegramos em cumpri-la, pois, surge em nós um sentimento de gratidão pelo resgate da nossa alma do lamaçal de pecado. Entendemos assim, que fomos adquiridos por um alto preço: através de seu sacrifício no calvário e passamos então, a valorizar tudo o que Ele enfrentou por nos amar. Tudo isto nos leva a ter uma atitude altruísta, que é a prática do amor pelo próximo, e passamos a divulgar a Sua Palavra; primeiro com nossas atitudes e depois pregando e ensinando os seus preceitos por onde quer que formos, pois agora, pertencemos Aquele que nos resgatou da escuridão e tem conduzido as nossas vidas na sua maravilhosa luz.  

I Pedro 2:9 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

EU SOU CURADO E LIBERTO

Ao nos entregarmos ao Senhor Jesus, deixamos para trás todo sentimento que nos aprisionava ao pecado. As obras da carne não exercem mais influência sobre nós. Não adulteramos mais com os prazeres deste mundo. Não permitimos que a idolatria ocupe o lugar que pertence a Deus em nossas vidas. Não temos mais prazer em criar inimizades, contendas e ciúmes. Passamos a ter uma convivência sadia com todas as pessoas. Não permitimos que a ira nos domine e evitamos pelejar com outrem por qualquer motivo. Temos aversão as dissensões e não deixamos que as heresias nos distanciem da sã doutrina. Não invejamos nada de ninguém e nem cometemos homicídios com as nossas palavras, pois o fruto do Espírito passa a dominar tudo aquilo que fizermos. Passamos a ser guiados pelo Espírito Santo e Ele nos enche diariamente de todo sentimento que nos aproxima de Deus. Nosso coração e nossa mente passam a transbordar da Presença do Senhor em nós.   

Isaías 53:5 – Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

EU SOU FILHO E HERDEIRO DE DEUS

Ao reconhecermos o sacrifício de Cristo no Calvário, deixamos de ser apenas feitura de suas mãos e passamos à condição de filhos por adoção. Como filhos, nos tornamos herdeiros de Deus por causa de Cristo que se entregou por nós, resgatando-nos do cativeiro do pecado. Jesus pagou o resgate com o seu próprio sangue. Ele anulou a sentença de morte que havia contra a humanidade e escreveu uma nova cédula com o nosso novo nome. Com isso, não temos mais prazer nas coisas deste mundo mas, nos satisfazemos em Deus. Passamos a ter uma nova vida, com novas atitudes e uma perspectiva de futuro diferente daquela que tínhamos antes de conhecermos ao Senhor. Agora como herdeiros, temos a promessa de estarmos com o Pai em um novo lar de glória, onde não haverá mais dor, tristeza e desilusão. Iremos à Casa do Pai para estarmos com Ele para todo sempre. Em gratidão por tudo que Ele faz por nós, vamos adorá-lo continuamente, sem cessar. Será a celebração pela conquista sobre tudo o que enfrentamos nesta terra. Será o nosso brado de vitória.   

Gálatas 4:7 – Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

EU SOU DA FAMÍLIA DE DEUS, EU FAÇO PARTE DA IGREJA

Como Filhos de Deus, passamos a fazer parte da sua família e como tais, temos direitos e deveres. Agora como filhos, temos o direito de nos tornarmos membros de um corpo. E como membros, temos o dever de obedecermos a cabeça que é Cristo. Sujeitamos a Ele nossos anseios e desejos e passamos a ser conduzidos pela sua Vontade. Renunciamos a tudo aquilo que satisfazia apenas os nossos deleites e reverenciamos a Vontade do Senhor, pois agora, Ele tem o pleno domínio sobre nós. Como Filhos de Deus herdamos a promessa de uma vida abundante não nesta terra mas, num lugar especial que Ele preparou para habitar conosco pelo Século dos séculos. 

Efésios 2:19 – Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

Picture of Pr. Saulo Davidson

Pr. Saulo Davidson

Saulo Davidson é Pastor da Assembleia de Deus em Ananindeua no estado do Pará, Segundo Secretário da IEADMI, membro da Comissão de Relações Públicas da COMADEBG e Bacharelando em Teologia pela FABAD (Faculdade Bíblica das Assembleias de Deus).

Veja também