INTRODUÇÃO
O REINO DE DEUS FUNCIONA POR PRINCÍPIOS
Quando honramos a Deus, somos honrados por ele. O grande erro que muitos cometem é de achar que Deus tem a obrigação de nos abençoar na área material. Esquecem que a maior dádiva que o Senhor nos concede é o privilégio da salvação. A prosperidade financeira é consequência da maneira como lidamos com a nossa prioridade. A palavra em questão deve ser usada no singular, pois, prioridade é o que vem em primeiro lugar. Portanto, não devemos ter “prioridades” porque a nossa Prioridade tem que ser o Senhor. A Ele devemos prestar toda honra, glória e louvor.
1 Samuel 2:30 – “… porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”.
O QUE SIGNIFICA HONRA?
De acordo com o dicionário oxford languagens, Honra é o princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade. Segundo o Pastor Luciano Subirá: “também pode ser definido por; distinguir, fazer diferença. Portanto, Deus deseja ser distinguido de todas as demais coisas em nossa vida, mesmo as que temos como mais preciosas”.
O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA HONRA:
Quando colocamos Deus acima dos nossos maiores valores estamos dando a Ele o merecido respeito. Nada nem ninguém devem ocupar o lugar dEle em nossas vidas. Às vezes priorizamos a família, o trabalho, os estudos, os amigos, o dinheiro em detrimento ao Senhor. Erramos quando assim procedemos, devemos colocá-lo acima de tudo e de todos. Muitos deixam de desfrutar das benesses que Ele nos oferece por que o colocam em segundo plano.
Marcos 12:30 diz: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
DEVEMOS HONRAR AO SENHOR COM A NOSSA VIDA:
Ter um comportamento exemplar hoje em dia, é algo raro na vida de muitos que se dizem cristãos. Esquecem que cristão é aquele que segue os passos de Cristo, através da obediência a Sua Palavra. Infelizmente grande parte daqueles que deveriam seguir ao Senhor Jesus pelo caminho não querem negar a si mesmos, tampouco levar a sua cruz. Querem ganhar o mundo inteiro, mas estão perdendo a sua alma para os prazeres da vida carnal.
1 Tessalonicenses 4:4 – Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
DEVEMOS HONRAR AO SENHOR COM O NOSSO TEMPO:
Na vida corrida do dia a dia há tempo pra tudo: família, trabalho, lazer, viagens, descanso, menos para Deus. Se fizermos uma estatística de quanto tempo do nosso dia reservamos para estar na presença do Altíssimo, vamos descobrir que estamos longe de habitar no Seu Esconderijo, mas queremos descansar à Sua Sombra. Desejamos que o salmo 91 inteirinho se cumpra em nossa vida, só esquecemos que o nosso compromisso foi firmado com Deus e a Ele devemos tudo, inclusive o nosso precioso tempo.
Salmos 88:13 – “Eu, porém, Senhor, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração”.
DEVEMOS HONRAR AO SENHOR COM O NOSSO TRABALHO
Em tudo aquilo que fizermos devemos glorificar ao Senhor. Muitas empresas não querem mais contratar pessoas cristãs, porque muitos “cristãos” usam esse pré requisito como justificativa para não cumprirem alguns de seus deveres profissionais. Outros “cristãos” quando prestam algum serviço o fazem de maneira relaxada. E ainda há certos “cristãos” que quando descobrem que os seus empregadores são bem postados financeiramente, upervalorizam a sua mão de obra que nem é tão qualificada assim. Que tristeza em saber que existem pessoas que deveriam fazer a diferença num mundo tão carente de boas atitudes, mas em vez disso, acabam maculando a sua conduta.
Veja o que diz Provérbios 27:18 – O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado.
DEVEMOS HONRAR AO SENHOR COM OS NOSSOS BENS
Deus não está interessado em nosso dinheiro, e sim na honra que lhe conferimos. O Senhor não olha para o tamanho da nossa oferta, mas para a honra que por ela é expressa. Ao contrário do que alguns pensam, Ele não está preocupado com o montante ofertado, Ele vê a nossa liberalidade, o amor que demonstramos pela sua
obra. Muitos ofertam valores suntuosos, outros dão aquilo que podem, enquanto os primeiros muitas vezes escondem a sua verdadeira intenção, os últimos colocam suas próprias vidas como oferta agradável ao Senhor. É exatamente isso que devemos fazer; honrar a Deus com tudo aquilo que Ele nos presenteou.
Provérbios 3:9,10 – “Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.
DEVEMOS HONRAR AO SENHOR COM A NOSSA FIDELIDADE
Quando se fala em fidelidade, muitos vinculam essa atitude a entrega do dízimo. Ao contrário do que muitos pensam o dízimo não pertence a alguém e sim é devolvido ao Senhor – que é dono de tudo – em forma de gratidão por tudo o que Ele nos proporciona financeiramente. Perceba que em Malaquias fala que a entrega do dízimo é na Casa do Tesouro, ou seja, na tesouraria. Não se deve buscar o dízimo na casa do dizimista, salvo exceções como a impossibilidade do mesmo entrega-lo pessoalmente por motivo de saúde por exemplo. Também diz que o dízimo é para que não falte o mantimento na Casa do Senhor, entenda-se por mantimento a manutenção da Obra. Consequentemente todos que trabalham em prol dela serão mantidos por ele. Quanto a fidelidade, ela se dá em vários aspectos, seja na área financeira, seja nas demais já tratadas neste artigo.
CONCLUSÃO
Quando entendemos que tudo o que temos não é nosso, mas do Senhor, honramos a Ele de maneira plena. Ele não quer que apenas ofertemos alguns valores em dinheiro. Também não quer só os dez por cento dos nossos rendimentos. Ele quer 100% de tudo que temos, de tudo que ele nos dá, seja: a nossa vida, o nosso tempo, o nosso trabalho, os nossos bens. Mais que a nossa fidelidade Ele requer de nós LEALDADE; pois aquele que é leal jamais deixará de honrar a quem ama de todo o coração.
Salmos 101:3 – “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim”.